Você já imaginou viver em um lugar onde é proibido cantar de maiô em público ou onde não se pode sair com um sorvete no bolso em determinado dia da semana? Parece brincadeira, mas há leis tão estranhas e específicas que chegam a ser hilárias — e, em alguns casos, continuam valendo até hoje! Abaixo, listamos dez delas para você se divertir e ainda sair por aí contando vantagem em rodas de amigos.
1. Proibido mastigar chiclete em Singapura
Quando alguém disse “não se deve grudar chiclete por aí”, Singapura levou a sério. Lá, a importação e venda de chicletes comuns é proibida desde 1992, para manter a cidade impecavelmente limpa. A exceção fica para chicletes com finalidade terapêutica (como os de nicotina), mas apenas com prescrição médica.
- Fonte: Lei de Controle de Produtos de Tabaco (capítulo 309, Singapura)
2. Nada de alimentar pombos em Veneza
Veneza é linda, romântica e… cheia de pombos. Para proteger os monumentos históricos dos “presentinhos” que essas aves costumam deixar, alimentar pombos na Praça São Marcos pode render uma bela multa.
- Fonte: Autoridades locais de Veneza, “No feeding policy” (Gazzetta Ufficiale Comune di Venezia)
3. Lei do “maiô cantor” na Flórida
Diz a lenda que, em algumas regiões turísticas da Flórida, cantar em público usando trajes de banho pode ser interpretado como atentado ao pudor. A lei, que data de décadas atrás, raramente é aplicada, mas ainda provoca risos e discórdia legal.
- Fonte: Compilações de leis estaduais antigas (Florida Statutes), citadas em reportagens de entretenimento locais
4. Proibido esquecer o aniversário da esposa em Samoa
Esquecer a data do “sim” pode ser imperdoável para muita gente — e, em Samoa, a lei local chegou a considerar esse esquecimento como uma infração passível de punição. Seja mito ou não, o fato é que gerou polêmica, e muitos casais por lá não se arriscam!
- Fonte: Notícias de turismo sobre leis curiosas em Samoa (Reader’s Digest, 2019)
5. Burro em banheira, não! — Arizona, EUA
No estado do Arizona, dizem que há uma lei que proíbe burros de dormirem em banheiras desde a década de 1920. O motivo? Teria havido uma enchente que carregou um burrico (e sua banheira) para longe, gerando prejuízo ao condado. Depois do sufoco, resolveram proibir de vez.
- Fonte: Mencionada no livro Weird U.S. de Mark Moran e Mark Sceurman
6. Sem vaca embriagada na Escócia
Você pode beber, a vaca não! Na Escócia, uma lei centenária proíbe que qualquer pessoa esteja de posse de uma vaca (ou outro animal de fazenda) enquanto estiver sob efeito de álcool. Claro que a aplicação real disso é bastante questionável, mas tá lá no livrinho de regras.
- Fonte: Lei de Licenciamento (Licensing Act 1872), Escócia
7. Apenas um porquinho da Índia? Proibido! — Suíça
Na Suíça, os porquinhos da Índia são animais sociais, então é ilegal ter apenas um. A lei zela pelo bem-estar do bichinho, pois ele precisa de companheiro(a) para não sofrer com a solidão. É fofo e bizarro ao mesmo tempo.
- Fonte: Lei de Proteção aos Animais (Tierschutzgesetz), Suíça
8. Cantar sem autorização em Cingapura
Ainda em Singapura, além do chiclete proibido, há leis que regulam performances públicas. Se você tem alma de cantor de karaokê e resolver soltar a voz em plena rua sem uma licença adequada, pode levar multa.
- Fonte: Regras de Licença de Entretenimento Público (Public Entertainment Licensing Unit)
9. Proibido usar botas de cowboy na cidade de Blythe, Califórnia
Há relatos de que, na cidade de Blythe, é ilegal usar botas de cowboy se você não possui duas cabeças de gado. Embora hoje seja mais piada local do que realidade fiscalizada, foi registrada em leis antigas da região.
- Fonte: Arquivos de leis municipais antigas de Blythe, mencionados em programas de TV sobre leis estranhas (ex.: “America’s Weirdest Laws”)
10. Sem sorvete no bolso no Kentucky
Reza a lenda que, no estado americano do Kentucky, é ilegal carregar um sorvete no bolso. Essa estranha proibição teria surgido para coibir roubos de cavalos, já que a guloseima poderia atrair os animais a seguirem as pessoas.
- Fonte: Histórias locais, compiladas no site Kentucky Tourism e em matérias sobre leis antigas nos Estados Unidos
E aí, quais dessas leis te surpreendeu mais?
Se você achou tudo muito bizarro, lembre-se de que cada lei foi criada por um motivo específico — mesmo que pareça insano nos dias de hoje. E, se for viajar para esses lugares, não esqueça de checar o que pode ou não fazer. Afinal, a gente não quer ver ninguém indo parar atrás das grades por conta de uma “inocente” goma de mascar, né?
Aviso: Algumas dessas leis são bastante antigas, podendo estar revogadas ou pouco aplicadas. Consulte sempre fontes oficiais ou procure orientação especializada se planeja viajar e está preocupado com possíveis restrições curiosas.